Sejam Bem-vindos! | Participem do nosso Blog|Site | Estudem, perguntem, não fiquem com a dúvida! | Participem dos nossos projetos | Prestem atenção nas aulas | "A cada estação um emoção II - Redescobrindo Itanhaém Culturalmente" 28 e 29 de Junho 2012 | Ler é o caminho e o caminho da nossa biblioteca é pertinho de vocês dá um "pulo lá", aproveite leia um novo livro!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto Redescobrindo Culturalmente Itanhaém

Na E.M. Célia Marina Dal Pozzo Borges os alunos do 6º ano a 8ª série encerraram o semestre, com com apresentação do projeto ‘Redescobrindo Culturalmente Itanhaém’, desenvolvido pelos professores substitutos, com o apoio dos assessores pedagógicos, durante o primeiro semestre deste ano. O projeto mostrou aos estudantes parte da cultura caiçara enraizada nos costumes que envolvem a região, como a pesca, o artesanato, o turismo, entre outros.
"Esse tipo de projeto é super importante para que os alunos desenvolvam outras competências e habilidades, além das necessárias em sala de aula" Comentou o assessor pedagógico João Bracco.

O projeto envolveu a participação de todas as disciplinas. A unidade realizou atividades diferenciadas para abordar a temática, como a produção de maquetes, pesquisa e leitura de livros, teatro, coral, dança e palestras.

“No projeto descobri praias que ainda não conheço. Nesta apresentação mostramos tudo o que aprendemos durante os meses”, conta a aluna do 6º ano, Ana Claudia Marques Queiroz.

A professora substituta, Juliana de França C. Costa acredita que os alunos se engajaram e o trabalho final é resultado de muita dedicação. “O interessante é que muitos ainda desconhecem os pontos turísticos existentes em Itanhaém. Entre as atividades desenvolvidas por eles, achei legal o desempenho, por exemplo, uma turma leu o livro sobre a história de um pescador e decidiu retratá-la no teatro”, explica. Ela acrescenta: “Demos a nossa olhada, mas o roteiro e o cenário ficaram por conta deles”.

sábado, 12 de maio de 2012

Contação de Histórias - Temática Árabe

"Chegar à escola e encontrar um baú repleto de magia e aventura com ações que permitam ao aluno adentrar no mundo da imaginação sem sequer sair da escola. Isso é o que está acontecendo na E.M. Célia Marina Dal Pozzo Borges, que desde o mês de abril desenvolve por meio do projeto ‘Baú de Histórias’ atividades de incentivo à leitura". Com essas palavras, o departamento de comunicação iniciou a matéria no site oficial da nossa cidade
Agradecemos aos professores, Jonathan e André de Língua Portuguesa( 7ª e 8ª séries), Franciane (6º anos, 6ª séries e EJA) de Língua Portuguesa/Língua Inglesa, pela "Contação de Histórias" com a temática árabe, a participação especial das professoras substitutas, ao Allan e Luiz pela parte tecnológica, aos alunos na produção da decoração da tenda, aos alunos pelo excelente comportamento durante as contaçãoes, as alunas da 7ª Série C pela dança árabe e a aluna da 7ª Série A da EJA. Fando nisso as "contações", foram realizadas nos três períodos: Manhã e tarde no mesmo dia 03 de Maio e no dia 10 de Maio realizamos a  "contação"  com a turma da EJA, com  vídeos, leitura da professora Franciane, dança árabe e jantar árabe, com muita alegria e receptividade de todos os alunos. Não podemos deixar de comentar a participação dos assessores pedagógicos, João Bracco e Vanusa, os quais contribuiram muito para que tudo pudesse ser realizado, agradecemos também ao departamento pelas tendas emprestadas para escola. Claro que tudo deu muito certo graças ao trabalho de equipe e parceria entre o Grupo Gestor, professores, alunos e todos os funcionários da escola. 
Um grande obrigado à todos envolvidos, pois nada seria possível sem vocês, principalmente ao departamento, por toda a orientação e presença, Nerci, Edicely, Arnaldo (Coordenação 6º Ano a 8ª Série - CMTECE) a Christina do Departamento de cultura-CMTECE, a professora Jurandir Cubo, Coordenadora EJA - CMTECE e da nossa supervisora de ensino Maria Cecília Rosas, que assistiu as apresentações da EJA, sem vocês não seria possível esse evento. 
O B R I G A D O !

terça-feira, 27 de março de 2012

JEC - Jornal Escola Comunidade 2012

Tem a proposta de utilizar o jornal como recurso didático e pedagógico em ambientes socioeducativos. Tem a proposta de utilizar o jornal como recurso didático e pedagógico em ambientes socioeducativos, estimulando o gosto pela leitura, contribuindo para a formação de cidadãos leitores, conscientes e participativos. Dentre os principais objetivos estão o desenvolvimento do hábito de leitura, o estímulo à busca pela informação, a promoção de discussões acerca da realidade e o enriquecimento do universo cultural e educacional do aluno e/ou participante. Cada Unidade Escolar inscrita no programa terá um representante que deverá se responsabilizar pela ação dentro da escola, bem como comparecer aos encontros bimestrais do JEC.
Saiu uma matéria no blog Leitura fora da estante e nós da " E.M. Célia Marina" resolvemos mostrar para todos, afinal nossa professora de Língua Portuguesa Suely Alvo saiu na coluna.
...Após a apresentação e discussão da temática, a equipe do JEC pediu aos coordenadores que selecionassem reportagens ligadas direta ou indiretamente aos direitos estabelecidos no Eca e produzissem uma atividade. Ao final da produção, os educadores trocaram entre si as atividades. O resultado será apresentado no próximo encontro do Programa, em 30/05.

Para Suely Alvo, professora de Língua Portuguesa da E.M Célia Marina Del Pozzo Borges, de Itanhaém, os encontros só engrandecem seus ensinamentos em sala de aula. “O jornal é um portador de textos e informações. Talvez, esse projeto de A Tribuna seja a única oportunidade para essas crianças manusearem o jornal, já que se tratam de crianças carentes”. Quanto ao assunto abordado no encontro a professora afirma que “é necessário conscientizar as crianças do que é certo e mostrar a elas a diferença entre liberdade e libertinagem”...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Educação Física

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.

















Células


Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.
Características gerais das células
Pode-se classificá-las em células procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples.
O material genético (ADN) não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula. As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores (medem entre 10 a 50 µm de comprimento) e têm o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo. 
Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática. Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucleico (ADN); esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.
Núcleo: é o órgão mais importante em quase todas as células animais e vegetais; é esférico, mede cerca de 5 µm de diâmetro, e está rodeado por uma membrana dupla. A interação com o citoplasma acontece através de orifícios chamados de poros nucleares. Dentro do núcleo, as moléculas de ADN e proteínas estão organizadas em cromossomos, que costumam aparecer dispostos em pares idênticos. 
O núcleo controla a síntese de proteínas no citoplasma. O ARN mensageiro (ARNm) é sintetizado de acordo com as instruções contidas no ADN e deixa o núcleo através dos poros. Já no citoplasma, o ARNm une-se a corpos pequenos chamados ribossomas e codifica a estrutura primária de uma proteína específica.
Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas.
Citoesqueleto: é uma rede de filamentos proteicos do citosol que se encarrega de manter a estrutura e a forma da célula. Também é responsável por muitos dos movimentos celulares.
Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas produtoras de energia. Os cloroplastos são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas.
Outras organelas: A maior parte dos componentes da membrana celular forma-se numa rede tridimensional irregular de espaços, rodeada, por sua vez, por uma membrana e chamada de retículo endoplasmático (RE), no qual formam-se também os materiais expulsos pela célula. 
O aparelho de Golgi é formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula.
Os lisossomas são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão celular de várias moléculas indesejáveis. As membranas formam muitas outras vesículas pequenas, encarregadas de transportar materiais entre organelas.odas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial — o óvulo fecundado — por um processo de divisão. 
O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um jogo de cromossomos igual ao da célula parental.
Depois, cada uma das células-filhas volta a se dividir, e assim continua o processo. Nesta divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomos (ou seja, o ADN) e cada um dos jogos duplicados constituirá a dotação cromossômica de cada uma das duas células-filhas em formação. Na formação dos gametas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade sua dotação cromossômica; só se transmite a cada célula nova um cromossomo de cada um dos pares da célula original.
By Neide Frazão Professora de Ciências da 7ª Séries F

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO

22 DE MARÇO 
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso, há 20 anos (desde 1992) a ONU – Organização das Nações Unidas proclamou 22 de março como o Dia Mundial da Água, com a intenção de lembrar a humanidade, anualmente, sobre a importância da conservação e do acesso ao recurso para a garantia da vida no planeta. Segundo o IBGE, dois terços do planeta são ocupados por água, porém apenas 0,007% é apropriado para o consumo.
PENSE NISSO!
Qual ação, nós da "E.M.Célia Marina poderemos fazer neste dia?
...utilize a caixa de comentários abaixo...

Ciclo da Água


Músicas que tem a água como referência








ENTRE PARA ESSA TURMA

ITANHAÉM - Hoje a Pérola é você!

Enredo: 
A Pedra que Canta Também Samba 
Itanhaém, hoje a Pérola é você.
Rica herança a cintilar
Que em solo brasileiro fez brotar
O colonizador impôs sua maneira
E o índio rezou
Benditas histórias são flores no chão
Aquarela de inspiração
Reluz Amazônia paulista
Traduz a beleza infinita
Canoa de fé, esperança
O pescador não se cansa
“Rio Acima” sempre alcança
O amor do criador
Tá no peito, de quem ama, no brilho do olhar
Gira baiana, vem abençoar
O meu caminho de fé, o povo em devoção
Oh Padroeira Imaculada Conceição
Divina a cidade está em festa
Saudando a bandeira da corte imperial
“Soca no pilão” mantendo a tradição
Perfeição… das belas mulheres de areia
No Paraíso encontrei
O abraço cortês e gente festeira
Na praia… o calor da amizade
Um banho… de felicidade
Presente de Deus, maravilhosa jóia rara
Itanhaém meu coração é caiçara
É nessa onda que a Vila Madalena diz no pé
Meu samba no balanço da maré
A Pérola que brilha hoje é você
Pedra que canta o mundo vai te conhecer



domingo, 12 de fevereiro de 2012

I Grito de Carnaval da "E.M.Célia Marina!"

I GRITO DE CARNAVAL / 17/02/2012
Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamar me dá chupeta, me dá chupeta pro neném não chorar..
Olha a cabeleira do Zezé. Será que é? Será que ele é? Será que ele é bossa nova será que ele é Maomé, mas isso eu não sei se ele é. Corta o cabelo dele..huuuu corta o cabelo dele....
 
Eeeeeehehehe ....
índio quer apito se não dá pau vai "cume"
 
Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não, cachaça vem do alambique e água vem do ribeirão...
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
















































































O GRUPO GESTOR, AGRADECE A TODOS - TODOS SEM EXCEÇÃO - DA FAMÍLIA CÉLIA MARINA, PELO EMPENHO PARA TUDO DAR CERTO NO I GRITO DE CARNAVAL DA "E.M.CÉLIA .MARINA"

Pop Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Katy Perry

REVISTA O.N.D.A

Mundo dos Famosos

Meninos e Meninas

Meninos e Meninas
A boa informação é saudável!

Voz Interativa

Corpo em Movimento

Faça Parte!

Vídeo Music

Experimentar jamais, legal é não usar.

 
| Designer Assessor Pedagógico | João Bracco