Sejam Bem-vindos! | Participem do nosso Blog|Site | Estudem, perguntem, não fiquem com a dúvida! | Participem dos nossos projetos | Prestem atenção nas aulas | "A cada estação um emoção II - Redescobrindo Itanhaém Culturalmente" 28 e 29 de Junho 2012 | Ler é o caminho e o caminho da nossa biblioteca é pertinho de vocês dá um "pulo lá", aproveite leia um novo livro!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fórum de Educação Inclusiva

Fórum de Educação Inclusiva

"Sempre tive uma visão facilitadora desse processo igualitário à todos, embora cada qual, com suas particularidades! O básico da educação inclusiva é incluir, realizar esse processo e ampliar a participação de todos nas escolas regular ou não, alunos ou não, trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas, respondam à diversidade de alunos. Sendo assim, aprendi e me emocionei muito com as palavras da nossa palestrante e sua vida de lutas e dificuldades. Parabéns a todos da organização e com um carinho especial para Fabrícia ( Coordenadora de Educação Inclusiva)" comentou o Assessor Pedagógico, João Bracco, ao voltar do Fórum.  
Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região Metropolitana da Baixada Santista

Mais de 200 pessoas prestigiaram o Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizado na última quarta-feira, na Unidez (antiga Faita). O evento trouxe como pauta a discussão de novas políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O Fórum, que costuma acontecer mensalmente em diferentes municípios da Baixada Santista, reúne professores, diretores, coordenadores, ONGs e o público em geral das cidades de Praia Grande, Guarujá, Santos, Peruíbe, São Vicente e Mongaguá, além de Itanhaém.
A palestrante Maria Dolores Fortes, Mestre em Educação pela PUC/SP e autora de diversos livros nesta área, agradeceu o convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e o acolhimento dos itanhaenses. “Esse encontro é de uma importância fundamental, porque estudamos movimentos de inclusão como esse, acontecendo em diversos pontinhos no Brasil. É uma gotinha daqui e dali que a gente vai construindo uma cidadania planetária. Esses movimentos de construção de um mundo para todos fazem com que a pessoa se humanize cada vez mais”, salienta.
Os alunos do projeto Lugar ao Sol fizeram uma apresentação de dança country. Já as crianças da E.M. Leonor Mendes de Barros – sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), apresentaram o Hino Nacional e da Cidade em Libras.
Estiveram presentes também no evento o prefeito João Carlos Forssell; secretária de Saúde, Josiane Maria Caetano Arrivabene; presidente do Fundo Social, Vera Forssell; e a diretora de Educação,Luci Cristina Zanella B. F. Charif.
O Fórum auxilia pessoas que trabalham com inclusão, desde professores até o Governo. As principais estratégias utilizadas por seus dirigentes nas reuniões são o estudo e a reflexão sobre teorias, legislação e práticas de trabalhos institucionais, voltados à Educação Inclusiva.
“O evento contribuiu para o fortalecimento das políticas públicas do Município através da troca de experiência entre a palestrante e o público, pois estavam presentes diferentes secretarias e segmentos que se interessam pelo tema”, ressalta a coordenadora de Educação Inclusiva, Fabrícia Sales Cavalcante.
FÓRUM – Os encontros passaram a ser efetivamente abertos a todos os interessados a partir de 2003. O evento transformou-se em um canal de diálogo autônomo entre aqueles que fazem a inclusão na prática e o governo que estabelece as políticas públicas, objetivando garantir a inclusão educacional com qualidade.
Vamos relembrar a participação da palestrante Maria Dolores Fortes na Novela Viver a Vida.
Matéria Reeditada: Fonte: Prefeitura de Itanhaém Vídeo Youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Pop Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Katy Perry

REVISTA O.N.D.A

Mundo dos Famosos

Meninos e Meninas

Meninos e Meninas
A boa informação é saudável!

Voz Interativa

Corpo em Movimento

Faça Parte!

Vídeo Music

Experimentar jamais, legal é não usar.

 
| Designer Assessor Pedagógico | João Bracco